Semadar Marques

empatia

Antes de qualquer coisa, vou me apresentar a vocês.

Olá! Eu sou a Semadar Marques.

Sou escritora, palestrante e uma estudiosa do comportamento humano, com quinze anos de experiência em palestras e workshops para mais de 40 mil pessoas por todo o Brasil.

Eu trabalho divulgando a importância da colaboração e da construção de ambientes de confiança para alcançarmos uma sociedade saudável emocionalmente. Foram anos como gestora em que pude presenciar ambientes de insalubridade emocional, onde as questões individuais e necessidades de poder e dominação traziam sofrimento psíquico e angústia. Minha intenção é levar ao máximo de pessoas a ideia de que não precisamos viver dessa maneira e que construir ambientes onde haja confiança e conexões saudáveis é possível. Lugares onde todos possam ter a segurança emocional para serem quem são sem medo, trazer suas melhores ideias e construir um propósito em conjunto. Valorizar a individualidade e autoestima dos seres humanos, incentivando-os a questionarem paradigmas que bloqueiem a colaboração e tragam sofrimento emocional fortalece equipe e pessoas. Todos trabalham muito melhor em lugares onde se percebam respeitados e valorizados em suas capacidades, atuando com quem possam confiar. Desenvolver um propósito elevado baseado em valores humanos que ultrapassem unicamente o lucro e criem um senso de pertencimento fortalece o engajamento e traz a verdadeira qualidade de vida. Pra acompanhar as mudanças desse mundo cada vez mais complexo, é preciso questionar verdades antigas e se preparar para esse novo momento que já está aí! A probabilidade de colher bons resultados é imensa.

Tenho uma vasta formação e experiência na área, ministrando palestras, conferências e workshops sobre estes temas por todo o pais. Mas eu gosto mesmo de me apresentar falando sobre minha capacidade de facilitar conversas que despertem reflexões profundas e questionamentos internos, criando equipes mais colaborativas e criativas, estimulando conexões saudáveis e incentivando-as a desafiar suas crenças e serem melhores a cada dia. Acredito que seja isso que me qualifique de verdade. Tenho como minhas maiores influências Daniel Goleman, autor da teoria da Inteligência Emocional, Marshal Rosemberg, criador do conceito de Comunicação Não Violenta e Brene Brown, pesquisadora e conferencista americana que estuda conexões humanas e nossa habilidade de empatia. Também sou colunista do Portal RHevista RH e tenho textos publicados em diversos sites e jornais de todo o Brasil, dentre eles a Folha de São Paulo, a Revista Donna do Jornal Zero Hora e a Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH Brasil.

Eu e Daniel Goleman na Expocenter em São Paulo – 2018.

Quem me conhece sabe o tanto que essa foto significa.

Ele é um dos maiores pensadores da área de negócios no mundo. É autor de 15 livros sobre psicologia, educação, ciência e liderança. Sua principal obra é “Inteligência Emocional”, publicada pela primeira vez na década de 90, traduzida para 40 idiomas, e nomeada pela Time como um dos 25 livros de negócios mais influentes

Suas ideias tem transformado a maneira como o mundo educa as crianças, relaciona-se com a família e amigos, e conduz negócios. Seus livros transformaram a maneira de pensar a inteligência. O The Wall Street Journal já deu a ele o título de um dos pensadores mais influentes no âmbito de Inteligência Emocional.

Tive a oportunidade de conhecê-lo, abraçá-lo e dizer o quanto sua influência fez a diferença e impactou positivamente minha vida e meu trabalho. E a sua postura de humildade e gratidão por minhas palavras só reafirmaram toda a admiração e carinho que sinto.

Agora, vou contar um pouco sobre as minhas certificações, ok?

Bem, sou analista em Inteligência Emocional pela Six Seconds Emotional Intelligence (SEI), Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, com reconhecimento internacional pelo Institute of Coaching (IOC). Também sou professora licenciada no Brasil do método Heal Your Life®, idealizado pela escritora e conferencista americana Louise Hay, Master Practitioner em Programação Neurolinguistica, com formação em Coaching Generativo por entidade filiada e autorizada pela Neuro-Linguistic Programming University, de Santa Cruz, Califórnia.  Sou graduada em Administração de Empresas com ênfase em Empreendedorismo pela Pucrs com pós graduação em Filosofia e Autoconhecimento também pela PUC-RS.

Espero de coração que minha mensagem faça sentido para você. Fique a vontade para entrar em contato comigo. Eu respondo a todos os e-mails.

Um beijo grande

Semadar Marques