liderança e motivação

Liderança e Motivação: como conciliar?

Liderança e motivação nunca foram tão necessárias.

As organizações estão percebendo que para sobreviver neste mundo cada vez mais globalizado e exigente é preciso gente engajada. E gente que saiba realmente engajar. Isso porque desenvolver lideranças capazes de instigar pessoas a entregarem o seu melhor desempenho é o que garante bons resultados.

Colaborar em rede virou regra para manter-se no mercado. Já é normal encontrarmos empresas concorrentes unindo-se em torno do mesmo problema para resolvê-lo em conjunto. Assim, tornou-se urgente construir habilidades de liderança, promovendo ambientes colaborativos onde haja interdependência e iniciativa. Resolver questões cada dia mais complexas exige competências de colaboração e empatia. Mas como engajar profissionais para comprarem essa ideia?


Em primeiro lugar você precisa saber que as abordagens tradicionais de hierarquia e controle já não sustentam a motivação. Porque para liderar, é preciso gostar de pessoas e estar disposto a desenvolve-las e escutá-las. Gestores precisam aprender a oferecer desafios que façam funcionários sentirem-se realmente motivados e colocando suas melhores habilidades em prática.

Da mesma forma, é preciso estimular para que trabalhem no que pesquisadores chamaram de Flow ou estado de fluxo. São aqueles instantes que você está totalmente voltado para alguma atividade. Não percebe o tempo passar pois está entregue ao que faz. Suas habilidades se superam quando você se foca nisso. E esta sensação de superação aciona áreas de bem estar em seu cérebro. A base de um cérebro feliz está em encontrar o que lhe causa esse estado.

Conciliar liderança e motivação é possível?

Diversos especialistas já comprovaram que a motivação está muito mais ligada ao desafio do aprendizado do que a recompensas materiais. Os motivos para ação – motivação – quando encontrados através do propósito, instigam e desafiam a superação através das próprias habilidades. Por isso a importância de se investir no estado de flow individual. Isso gera um sentimento que fortalece a autoestima e chama a ir mais além, inspirando pessoas a serem melhores.

Desenvolver líderes que estejam dispostos a desenvolverem outros líderes e dando espaço para que se desenvolvam em suas melhores competências. Para que isso ocorra, é preciso que o líder supere suas inseguranças. Da mesma forma que é preciso entender que para alcançar a influenciação necessária para a liderança é fundamental o autodesenvolvimento. Só assim será possível investir no crescimento de pessoas e, como consequência, a expansão toda a organização.

O líder precisa trabalhar pelo bem comum e a falta de Inteligência emocional dificulta e emperra essa visão. Pessoas funcionam bem melhor quando sentem-se valorizadas e dignificadas. E certamente a liderança só consegue ter essa postura ao desenvolver sua própria IE.

Do mesmo modo que há uma confusão que faz muitos pensarem que liderança tem a ver com hierarquia, controle e poder. Na realidade a posição hierárquica não é importante quando falamos de influenciação. A verdadeira liderança nasce da pré disposição de fazer pessoas alcançarem seu melhor. E quando o liderado sente e percebe isso, cria um laço de reciprocidade que alavanca o engajamento e a motivação para alcançar bons resultados.

Líderes mau preparados só prejudicam

O gestor que atua no grupo para atender seus próprios interesses não é um líder e dificilmente construirá resultados sustentáveis. Como resultado irá tirar a motivação e o entusiasmo com seu egoísmo. Líderes são incentivadores e provocadores da autoestima de seus liderados. Certamente para que isso ocorra precisam estar conscientes de suas questões emocionais, desenvolver seus gaps e assim tornarem-se melhores.

Equipes organizacionais onde não há líderes que incentivem um bom clima costumam operar no modo de sobrevivência. Por trabalharem na falta de confiança, o foco no objetivo final da excelência fica bastante prejudicado.

O medo e a ansiedade fazem a equipe perder tempo com fofocas, puxões de tapete, disputas e intrigas. Esse ambiente não cria resultados eficientes a longo prazo e sempre irá impactar negativamente de alguma forma. Como consequência, a empresa irá enfrentar baixa motivação e impacto na qualidade do produto final ou serviço entregue.

Construa ambientes de confiança

Acima de tudo, as empresas precisam entender que funcionários aumentam sua performance quando desafiados a melhorarem em suas habilidades. Quando atuam em ambientes de confiança. Locais onde sintam-se seguros a empregarem o que sabem e trazer a tona suas melhores ideias. A inovação e criatividade estão intimamente ligadas a estes espaços de confiança.

Porque se você não tem certeza que suas ideias serão consideradas, como irá sentir-se a vontade para as expor? E imagina quantas ideias arrojadas e inovadoras já foram perdidas por causa disso. Assim, aquelas organizações que querem elevar sua performance precisam alinhar expectativas individuais – propósitos e objetivos de cada um.

Líderes são desenvolvedores de competências comportamentais, o que envolve fortalecer a autoestima e dar segurança aos seus liderados. Isso garante o sentimento de autovalor, além de mobilizar a energia criativa da equipe, gerando inovação e melhoria continua.

Como encontrar motivação (especialmente a auto-motivação) em tudo aquilo que fazemos?

Primeiro de tudo é preciso pesquisar sobre si. Investir no autoconhecimento, construindo uma autoestima saudável, com um bom diálogo interno. Isso viabiliza a construção a orientação para metas e objetivos. Analisar quais as habilidades bacanas temos e quais as atividades amamos fazer, valorizando aquilo que sabemos.

Porque isso é fundamental para entendermos melhor qual nosso propósito de vida. Pela razão que é algo intimamente ligado aos nossos valores, ou seja, àquilo que é mais importante para cada um. Viver de acordo com estes valores gera um forte significado e senso de contribuição para si e para o mundo.

Além disso, para trilhar este caminho é preciso trabalhar para fortalecer a inteligência emocional. Construir uma autoestima fortalecida que possibilite encarar todos os medos e inseguranças que esta escolha acarreta. É um aprendizado que pode ser difícil, mas certamente trará muita qualidade de vida e bem estar.

Medos e angústias fazem parte do processo. Mas indivíduos emocionalmente fortes são capazes de ultrapassarem estes medos, de forma a superarem-se, fortalecendo sua segurança interna.

Automotivar-se para conseguir motivar o outro

Colocar objetivos alinhados com nosso propósito e valores mais profundo, gera determinação para enfrentar os desafios diários. Quando você precisa levantar as 5 da manhã sem nenhum sentido, isto se torna muito difícil e doloroso. Em contraste, quando preciso levantar a este horário sabendo que tenho um motivo maior, isso toma um sentido diferente. Saber que estou fazendo isso porque me levará a alcançar algo alinhado ao meu propósito torna as coisas mais fáceis.

O modelo de Inteligência Emocional nos convida a ampliar a autopercepção, tornando-se mais consciente de como pensa e sente, para que possa entender melhor o que lhe motiva e desafiar-se através de objetivos que estejam alinhados com seus valores mais profundos. Assim dá pra viver uma vida com muito mais propósito e sentido.

Liderança e motivação: é preciso saber relacionar-se

Liderança e motivação envolvem relacionamentos e quem possui uma boa interação facilita o andamento do ambiente de trabalho. Líderes precisam entender que não podem se colocar na equipe de forma a autoafirmar-se de alguma forma. A inabilidade emocional tem criado muito sofrimento psíquico em empresas e organizações.

Líderes mau preparados, que colocam-se na equipe de forma a atender seus próprios interesses. Parece que possuem uma necessidade de sobrepor-se e diminuir pessoas para sentirem-se fortes, devido as suas inseguranças e medos.

Ouvir as necessidades das pessoas, o que lhes motiva, seus propósitos individuais e formas de pensar o negócio. Isso aumenta exponencialmente o envolvimento e a entrega. Torna os funcionários também protagonistas, um diferencial que ajuda a elevar o capital social da empresa.

O segredo do engajamento é dar subsídios para que todos possam gerenciar de maneira saudável suas vidas profissionais e pessoais. É confiar na capacidade de que os liderados possam descobrir as melhores soluções e que sejam alavancadas pelos seus talentos. Abrir a visão para novos pontos de vista contribui para que o funcionamento global e a sinergia sejam altamente potencializadas.

Bons resultados, engajamento e dedicação para resolver problemas são resultado de uma equipe motivada. E a base para isso é a fazer com que as pessoas sintam-se respeitadas em sua individualidade e inspiradas a serem melhores. E isso só acontece quando o líder é um motivador e consegue superar o próprio ego para fazer com que todos ao seu redor cresçam.

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