proposito

Propósito: como encontrar o seu?

O propósito é o motivo pelo qual acordamos pela manhã, algo que dá razão para fazermos as coisas. Ele é de cada um de nós, mas também é das organizações em que atuamos. Pessoas e negócios que antes buscavam primeiramente lucros estão passando a pensar além e se preocupando com o modo como impactam positivamente a sociedade em que vivem. Algo que tenha um significado maior e se conecte com seus valores, aquilo que lhe é mais caro.

Quando você trabalha alicerçado por seus valores, irá sensibilizar e também conectar-se aos outros. Sejam eles parceiros, clientes, gestores ou funcionários, irão unir-se a você porque irão identificar-se com os valores que eles também carregam.

Pare um minuto e me responda: Como andam suas noites de domingo? Qual sensação você sente ao saber que o final de semana está acabando?

Sim, isso é propósito.

Tema que vem ganhando cada dia mais espaço nas empresas e nas rodas de conversa. Você certamente deve conhecer alguém que largou uma carreira estável e com status para morar na praia, ter uma vida mais simples ou abrir um negócio menor, mas que forneça algo com muito significado para esta pessoa.

E fala a verdade: dá uma pontinha de inveja dessas pessoas, que tem coragem de jogar tudo pro alto e ir atrás de fazer coisas que o coração está chamando. Gerar impacto positivo através de nossas melhores capacidades é algo fascinante, mas pode ser também muito amedrontador.

Buscam por algo que faça real sentido, que seja maior que simplesmente fechar as contas no final do mês. Algo que impacte positivamente nas pessoas ao redor e no mundo em que vivemos. Um objetivo que cause uma influência positiva a partir das próprias competências, aquilo que temos de melhor. Isso inspira, engaja e dá motivos para a ação – motivação.

Propósito nas empresas

A preocupação com as pessoas, o cuidado com o meio ambiente e o legado que vamos deixar para filhos e netos tornaram-se preocupações estratégicas no mercado. Já se sabe que essas empresas têm melhor desempenho em seus resultados pois todos os envolvidos no seu processo tendem a ser mais engajados e produtivos.

O propósito é a forma em que sua empresa fará a diferença no mundo. E o sentimento de diferenciação e orgulho por estar fazendo algo maior, que faça sentido e conecte com os próprios valores, gera engajamento e motivação.

Porque quando os propósitos individuais se conectam a propósitos maiores, que respondam a algum problema da sociedade, surge uma sinergia forte. Essas empresas já perceberam que confiança e lealdade a longo prazo é o que traz resultado duradouro. Quem trabalha em empresas voltadas para o propósito sente que está realizando algo maior do que apenas ter um salário.

Seja você pessoa física ou jurídica, é transformador poder construir valores que sejam humanos e que demonstrem respeito e compreensão por aquilo que as pessoas ao redor sentem, sonham e acreditam.

E por isso o propósito está em alta

E pelo visto continuará sendo priorizado. De acordo com o Relatório Global de 2016 Purpose at Work realizado pelo Linkedin que você pode acessar aqui: 83% das empresas pesquisadas que são geridas com foco em seus propósitos mostraram crescimento positivo em relação aos três anos anteriores a pesquisa. Falei sobre isso nesta entrevista para o blog Runrun.

Ter um propósito é dar significado a suas ações e pessoas são criaturas em busca de um significado. Uma empresa que sabe disso trabalha de modo a valorizar propósitos e valores individuais ao todo e construindo relacionamentos saudáveis e de confiança, o que garante a segurança para que as boas ideias e consequentemente a inovação aconteça. Dar espaço para que cada pessoa se desenvolva em suas potencialidades e valorizando aquilo que é importante para si.

Além disso, quando uma empresa mapeia seu propósito – e isso passa pelo entendimento de quais são os seus valores reais, não aqueles pendurados na parede – ela irá buscar pessoas que pensem da mesma forma. Quando você trabalha por algo que considera importante, a chance de realizar um trabalho excepcional aumenta muito. Pode acreditar.

Eu te pergunto…

  • Você tem refletido sobre o que é realmente importante para você?
  • Sabe claramente quais são as suas maiores habilidades?
  • Você as coloca em prática de um jeito que lhe faça sentir bem?

Habilidades são como músculos: A motivação acontece quando estamos focados naquilo que desafia, que faça entrar em um estado pessoal onde suas melhores habilidades sejam instigadas a serem colocadas em prática, gerando um sentimento de superação que fortalece a autoestima e lhe chama a ir mais além, superando-se a cada dia.

Busque pelo seu propósito

Acima de tudo é preciso se permitir refletir sobre estes aspectos. E mais ainda: é preciso acreditar nas suas capacidades e que você é capaz de fazer algo que lhe dê prazer e faça sentido.

Porque eu estou falando isso? Pois a busca pelo propósito pode ser algo doloroso, o senso de responsabilidade aliado a necessidade de sustento e as verdades que se escolhe acreditar sobre si mesmo e sobre o mundo pesam demais. Vai ser preciso encarar constantemente situações que irão fazê-lo questionar suas habilidades, capacidades e o alinhamento com a sua missão.

Infelizmente a gente ainda perde muito tempo esperando a validação das pessoas próximas a nós ou não. E é a danada da autoestima, que nem sempre tem força o suficiente para garantir nossas escolhas voltadas aquilo que nos faz bem. Às vezes a gente nem tem certeza se merece fazer algo que seja alinhado de verdade com quem somos.

Coragem é encarar o medo

Ter coragem não significa não ter medo. Ter coragem é enfrentar as adversidades apesar do medo que se irá ter. Porque mapear o que faz vibrar o coração é um desafio que o leva para dentro de si e isso às vezes é dolorido. Passa por analisar essas incertezas, crenças a seu respeito e a respeito do mundo, enfrentamento de dúvidas e o confronto com monstros internos. Não é moleza. Mas é necessário.

Trabalhar por um propósito não significa que a vida daqui pra frente será um mar de rosas. É se esforçar para entender melhor quais os medos e fragilidades moram dentro da gente. Olhar com clareza para o que sentimos garante a segurança emocional e tonifica a capacidade de passar pelos perrengues. Sinto lhe dizer, eles vão acontecer, inevitavelmente.

Mas então vamos a parte prática…

Responda pra mim, sem racionalizar muito a sua resposta, ok?

  • Quais as suas habilidades que você e as pessoas com quem convive consideram significativas e causam orgulho?
  • O que você faria se o dinheiro não fosse um problema? O que você faria de graça?
  • Liste vinte coisas que você faz (pode pensar desde a infância) que lhe fazem muito feliz.
  • Pense que você já morreu (sim, isso inevitavelmente irá acontecer…). E seus parentes e amigos estão reunidos lembrando de você. O que você gostaria que eles estivessem falando?
  • O que você faz por horas sem perceber o tempo passar?
  • Quais os sonhos você teve ao longo da vida que ao lembrá-los você ainda fica empolgado?
  • Quais eram suas brincadeiras preferidas quando criança?
  • Quando você entra em uma livraria, qual setor procura primeiro?

Ao fazer estas perguntas, isso não significa que cada uma delas irá traduzir exatamente qual o seu propósito. Mas serão indicativos de qual caminho você irá seguir e o que foi e é importante para você. Assim, esses indícios podem ser transformados de maneira criativa em algo que fará seus olhos brilharem.

Reflita

Mas isso só acontecerá se você se permitir viajar por seus sonhos e imaginar alternativas sem prender-se a julgamentos. Lembre-se que nossas dúvidas e medos costumam emperrar este processo. É justamente estes medos que precisamos ultrapassar.

Parece que você já percebeu que será preciso investir esforços na reflexão do que faz seu coração bater mais forte. Porque assim irá acreditar de verdade que você tem o direito a fazer isso. Viver uma vida que atenda as próprias expectativas é algo trabalhoso, mas que acima de tudo vai lhe permitir ser mais autêntico e focar naquilo que realmente lhe dá prazer. Mas é algo que valerá a pena. Lembre-se: sucesso na realidade é poder ter a liberdade de ser quem você realmente é. Vá atrás do seu propósito!

Quer levar a palestra sobre propósito para a sua empresa ou conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse aqui e vamos conversar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *