desenvolvimento pessoal

Desenvolvimento Pessoal: como promover?

Desenvolvimento pessoal não é um assunto recorrente nas rodas de conversa. Não se costuma pensar sobre isso no dia a dia nem colocar a questão como prioridade.

A vida corrida que temos, as questões práticas que precisamos resolver, tudo isso distancia bastante de refletir sobre desenvolvimento pessoal e das formas de colocá-los em prática..

Só que pensar de maneira pragmática nesse assunto faz toda a diferença. Desenvolvimento pessoal é sobre pensar no futuro levando em conta nossas melhores habilidades e acreditando de verdade nelas. Sem medo nenhum de colocar elas em prática.

Consegue imaginar algo assim?

Somos moldado por crenças e verdades que são ensinadas desde pequenos e que algumas vezes não são capazes de nos fazer sentir fortes. Verdades que ficam arraigadas e que geram dúvidas ao nosso respeito e quanto a nossa competência. Enxergamos o mundo através dessas lentes. Nesta palestra Ted aqui o cientista cognitivo Donald Hoffman fala um pouquinho sobre isso.

O desenvolvimento pessoal denota questionar todas essas verdades que foram ensinadas de que não éramos bons o suficiente. E todos nós temos esses paradigmas internos que não são tão bons assim. Por melhor que tenham sido nossos pais e cuidadores, eles passaram pra gente aquilo que aprenderam, e que muitas vezes não foi muito empoderador. Suas dúvidas e dificuldades a respeito de si próprios acabam sendo replicadas em nossa criação e vamos comprando seus medos e angústias…

Se o desenvolvimento pessoal é tão bom, porque fugimos tanto?

Porque encarar estas questões dá muito medo. Mesmo. São nossos traumas, nossas dúvidas e toda aquela carga negativa que fica ali, escondida, por debaixo do tapete. Quando a gente se dispõem ao desenvolvimento pessoal, vamos precisar mexer nessa sujeira, encará-la de frente. Definir metas e objetivos que estejam em sintonia com os valores que carregamos, com aquilo que importa de verdade.

Não tem como fazer isso sem enfrentar os próprios medos né?

Talvez o ponto mais importante do desenvolvimento pessoal seja o fato de que ele deverá fazer sentido individualmente. Ou seja, não adianta seguir fórmulas mágicas que o farão entrar dentro de uma caixa, um padrão. Encaixar-se não é desenvolver-se. Você precisa descobrir o que realmente faz sentido. O que faz seu coração vibrar. De que forma você se sente bem e saudável. Quais os motivos que o levam para determinada ação. Qual seu propósito de vida real. Sobre propósito, você pode saber mais aqui.

Objetivos e metas são importantes, mas eles não podem ser descolados desse propósito. Se estiverem não trarão inspiração nem motivação e provavelmente farão você se frustrar. Por isso ao pensar em desenvolvimento pessoal, saiba que uma investigação interna profunda será necessária.

Mas por mais que isso pareça difícil, na realidade é libertador. Encarar de frente suas próprias questões e saber que no fim, elas nem eram assim tão horríveis. Fará você enxergar as desculpas que costuma dar para não ir atrás daquilo que lhe fará bem.

Sim, damos desculpas, o tempo todo

Lembra das crenças e paradigmas? Pois é. Justamente por muitos de nós termos consolidado no inconsciente que não merecemos ter/fazer/ser aquilo que nos faz bem. Ou seja, essa crença nos limita muito e ao pensar em nosso desenvolvimento pessoal, precisamos falar sobre ela.

A falta de tempo, a incapacidade de definir metas, a tão temida procrastinação, tudo isso na maioria das vezes tem como base a crença de não merecimento. Achar que não pode. Que não é para mim. Que não tenho dinheiro/tempo/capacidade.

Acima de tudo, desenvolvimento pessoal é a disposição de superar todas as crenças de medo e menos valia e ressignificar cada uma delas. É ter consciência de tudo que te bloqueia e do quanto poderia ser melhor se superasse cada um desses bloqueios. E encontrar a força e a coragem necessárias para traçar um plano estratégico e superar cada uma dessas barreiras.

Dicas práticas para um bom desenvolvimento pessoal

Resumindo: é preciso investir pesado em autoconhecer-se. Portanto, preparei algumas dicas para você colocar isso em prática. Certamente elas são imprescindíveis se você está buscando desenvolvimento pessoal.

1. Invista em Descobrir seu Porque

desenvolvimento pessoal

Descobrir seu propósito, refletindo sobre o que faz sentido para você é o primeiro passo para construir a trilha de seu desenvolvimento pessoal. Você precisa investir nas perguntas certas para entender o que faz seu coração vibrar, o que o motiva e inspira. Você já parou para pensar no que faria se não precisasse se preocupar com dinheiro? É um bom indicativo de seu porquê. É a partir daí que seu desenvolvimento pessoal deve partir.

2. Faça um plano – e escreva

Depois de entender qual a sua missão, o melhor caminho é definir objetivos alinhados ao seu propósito. Pesquisadores já comprovaram que descrever detalhadamente cada um destes objetivos irá auxilar a conquistá-los mais rápido. Isso porque quando as ideias ficam somente no plano mental, é mais difícil de entender como criar a estratégia para chegar lá. Pergunte-se o que quer conquistar, qual o prazo e como saberá que chegou lá. Como se você pudesse ver uma fotografia do seu objetivo realizado, imagine minuciosamente o que quer ser e onde quer chegar e escreva, colocando os passos e o que irá precisar para cada um deles.

3. Faça do autoconhecimento seu objetivo principal

Entender melhor de si, quais paradigmas carrega a seu respeito e a respeito do mundo e como você funciona emocionalmente será a alavanca para seu desenvolvimento pessoal. Acima de tudo, somos uma avalanche de emoções, boas e ruins e que influenciam diretamente nos resultados que temos na vida. Conhece-las e aprender a lidar melhor com cada uma delas irá ajudar a conquistar seus objetivos e potencializar seu crescimento. Autoconhecimento e Inteligência emocional é a base para seu desenvolvimento pessoal.

Quer levar alguma palestra para sua empresa ou conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse aqui e vamos conversar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *