Desenvolvimento pessoal não é um assunto recorrente nas rodas de conversa. Não se costuma pensar sobre isso no dia a dia nem colocar a questão como prioridade.
A vida corrida que temos, as questões práticas que precisamos resolver, tudo isso distancia bastante de refletir sobre desenvolvimento pessoal e das formas de colocá-los em prática..
Só que pensar de maneira pragmática nesse assunto faz toda a diferença. Desenvolvimento pessoal é sobre pensar no futuro levando em conta nossas melhores habilidades e acreditando de verdade nelas. Sem medo nenhum de colocar elas em prática.
Consegue imaginar algo assim?
Somos moldado por crenças e verdades que são ensinadas desde pequenos e que algumas vezes não são capazes de nos fazer sentir fortes. Verdades que ficam arraigadas e que geram dúvidas ao nosso respeito e quanto a nossa competência. Enxergamos o mundo através dessas lentes. Nesta palestra Ted aqui o cientista cognitivo Donald Hoffman fala um pouquinho sobre isso.
O desenvolvimento pessoal denota questionar todas essas verdades que foram ensinadas de que não éramos bons o suficiente. E todos nós temos esses paradigmas internos que não são tão bons assim. Por melhor que tenham sido nossos pais e cuidadores, eles passaram pra gente aquilo que aprenderam, e que muitas vezes não foi muito empoderador. Suas dúvidas e dificuldades a respeito de si próprios acabam sendo replicadas em nossa criação e vamos comprando seus medos e angústias…
Se o desenvolvimento pessoal é tão bom, porque fugimos tanto?
Porque encarar estas questões dá muito medo. Mesmo. São nossos traumas, nossas dúvidas e toda aquela carga negativa que fica ali, escondida, por debaixo do tapete. Quando a gente se dispõem ao desenvolvimento pessoal, vamos precisar mexer nessa sujeira, encará-la de frente. Definir metas e objetivos que estejam em sintonia com os valores que carregamos, com aquilo que importa de verdade.
Não tem como fazer isso sem enfrentar os próprios medos né?
Talvez o ponto mais importante do desenvolvimento pessoal seja o fato de que ele deverá fazer sentido individualmente. Ou seja, não adianta seguir fórmulas mágicas que o farão entrar dentro de uma caixa, um padrão. Encaixar-se não é desenvolver-se. Você precisa descobrir o que realmente faz sentido. O que faz seu coração vibrar. De que forma você se sente bem e saudável. Quais os motivos que o levam para determinada ação. Qual seu propósito de vida real. Sobre propósito, você pode saber mais aqui.
Objetivos e metas são importantes, mas eles não podem ser descolados desse propósito. Se estiverem não trarão inspiração nem motivação e provavelmente farão você se frustrar. Por isso ao pensar em desenvolvimento pessoal, saiba que uma investigação interna profunda será necessária.
Mas por mais que isso pareça difícil, na realidade é libertador. Encarar de frente suas próprias questões e saber que no fim, elas nem eram assim tão horríveis. Fará você enxergar as desculpas que costuma dar para não ir atrás daquilo que lhe fará bem.
Sim, damos desculpas, o tempo todo
Lembra das crenças e paradigmas? Pois é. Justamente por muitos de nós termos consolidado no inconsciente que não merecemos ter/fazer/ser aquilo que nos faz bem. Ou seja, essa crença nos limita muito e ao pensar em nosso desenvolvimento pessoal, precisamos falar sobre ela.
A falta de tempo, a incapacidade de definir metas, a tão temida procrastinação, tudo isso na maioria das vezes tem como base a crença de não merecimento. Achar que não pode. Que não é para mim. Que não tenho dinheiro/tempo/capacidade.
Acima de tudo, desenvolvimento pessoal é a disposição de superar todas as crenças de medo e menos valia e ressignificar cada uma delas. É ter consciência de tudo que te bloqueia e do quanto poderia ser melhor se superasse cada um desses bloqueios. E encontrar a força e a coragem necessárias para traçar um plano estratégico e superar cada uma dessas barreiras.
Dicas práticas para um bom desenvolvimento pessoal
Resumindo: é preciso investir pesado em autoconhecer-se. Portanto, preparei algumas dicas para você colocar isso em prática. Certamente elas são imprescindíveis se você está buscando desenvolvimento pessoal.
1. Invista em Descobrir seu Porque

Descobrir seu propósito, refletindo sobre o que faz sentido para você é o primeiro passo para construir a trilha de seu desenvolvimento pessoal. Você precisa investir nas perguntas certas para entender o que faz seu coração vibrar, o que o motiva e inspira. Você já parou para pensar no que faria se não precisasse se preocupar com dinheiro? É um bom indicativo de seu porquê. É a partir daí que seu desenvolvimento pessoal deve partir.
2. Faça um plano – e escreva
Depois de entender qual a sua missão, o melhor caminho é definir objetivos alinhados ao seu propósito. Pesquisadores já comprovaram que descrever detalhadamente cada um destes objetivos irá auxilar a conquistá-los mais rápido. Isso porque quando as ideias ficam somente no plano mental, é mais difícil de entender como criar a estratégia para chegar lá. Pergunte-se o que quer conquistar, qual o prazo e como saberá que chegou lá. Como se você pudesse ver uma fotografia do seu objetivo realizado, imagine minuciosamente o que quer ser e onde quer chegar e escreva, colocando os passos e o que irá precisar para cada um deles.
3. Faça do autoconhecimento seu objetivo principal
Entender melhor de si, quais paradigmas carrega a seu respeito e a respeito do mundo e como você funciona emocionalmente será a alavanca para seu desenvolvimento pessoal. Acima de tudo, somos uma avalanche de emoções, boas e ruins e que influenciam diretamente nos resultados que temos na vida. Conhece-las e aprender a lidar melhor com cada uma delas irá ajudar a conquistar seus objetivos e potencializar seu crescimento. Autoconhecimento e Inteligência emocional é a base para seu desenvolvimento pessoal.
Quer levar alguma palestra para sua empresa ou conhecer mais sobre meu trabalho? Acesse aqui e vamos conversar!